Reputação do IP e do domínio

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Marks Eliel 16/07/2021 às 10:34:43
35 - E-mails
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Como as tecnologias que tanto evoluíram fizeram progredir o marketing por e-mails (seguido de perto pelas estratégias), um fator importante tem sempre sido, e permanece sendo, um componente principal: a reputação do seu e-mail.


No fundo, a reputação do e-mail de uma marca é simplesmente como os provedores de serviço da internet, tais como o Google e Yahoo, clientes de e-mail como o Outlook e outros destinatários de e-mail percebem os e-mails que a sua empresa tem enviado. Múltiplos fatores ajudam a determinar esta importante referência, tais como:

• Os seus e-mails oferecem valor para os seus clientes antigos e novos?

• Os seus e-mails são constantemente identificados como spam?

• Estará o seu endereço de envio de e-mails indo parar em alguma lista negra?


Os profissionais de marketing são hoje afortunados por possuir ferramentas como a Pontuação de Emissor do Padrão de Retorno, para ajudar e analisar a reputação de IP do e-mail da sua marca, e a Base do Emissor da Cisco, como uma fonte da reputação do domínio. Os criadores dessas ferramentas dividiram a reputação dos e-mails em duas importantes subcategorias, a reputação do IP e a do domínio. Cada uma é diferente da outra, mas ambas são igualmente importantes no esquema geral.


Reputação do IP

Dos dois, a reputação do IP é mais uma ciência. A avaliação da reputação de um IP examina se um e-mail originário do seu IP (uma fileira de números que é única e identifica o dispositivo que você usa para enviar e-mails) contém algum conteúdo negativo, que pareça ser um spam. Os fatores da reputação de métricas importantes são:

• O número de rejeições

• As armadilhas de spam

• As queixas e as aberturas.


O volume e a frequência de e-mails enviados do IP também desempenham um papel na determinação da reputação do seu IP. O primeiro passo para estabelecer a reputação de um IP é decidir que tipo de IP você quer usar: compartilhado ou dedicado. Um IP compartilhado é o que é usado por vários outras empresas ou emissores e um IP dedicado é o que pertence e é operado uma única empresa ou emissor. Veja mais informações aqui (em Inglês). Cada um fornece uma abordagem diferente no desenvolvimento da reputação do IP.


Reputação do domínio

A reputação do domínio é uma nova tecnologia de avaliação. Se a reputação do IP é uma ciência, a reputação do domínio é uma arte (temperada por aspectos científicos). Ela leva em consideração não apenas o seu IP, como também o comportamento de envio do domínio anexo ao seu e-mail. Com o domínio do envio tomando um papel de liderança, a sua marca torna-se uma parte muito importante da sua reputação de envio. Se você trocar o IP, a reputação do domínio permanecerá a mesma, boa ou ruim, se o envio for do mesmo domínio.


Duas maneiras para ajudar os provedores de serviço na internet a perceberem a sua reputação como sendo mais confiável são implantar uma Estrutura de Política de Emissor (Sender Policy Framework - SPF), um sistema simples de fonte aberta para avaliação de e-mails e Os Principais Domínios de E-mail Identificados (DomainKeys Identified Mail - DKIM), que permite que uma empresa assuma a responsabilidade por uma mensagem que está em trânsito. Ambos ajudam a estabelecer identificadores para o seu domínio de envio.


Alguns fatores que afetam a sua reputação de envio

Os profissionais de marketing por e-mail também consideram medidas qualitativas que podem afetar a possibilidade de envio, tais como:

• Conteúdo da política de privacidade da sua empresa

• Confiabilidade de quaisquer links na sua mensagem de e-mail, inclusive nos cabeçalhos e nos rodapés

• Valor geral do conteúdo oferecido na sua mensagem de e-mail


Manter a sua reputação de e-mail requer uma mistura estratégica de arte e ciência, mas, a meta final é sempre a mesma, ou seja, fazer o seu e-mail chegar na caixa de entrada. Tanto a reputação do IP como a do domínio desempenham papeis importantes para conseguir isto, e ambas devem ser levadas em consideração ao avaliar a possibilidade de entrega.


Boas práticas de negócio são um monitor constante e mantêm os padrões das reputações tanto do seu IP, como do seu domínio.


Fonte: Act-On Software

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Sobre o autor

Marks Eliel

CEO da M7Web, apaixonado por tecnologia, programador desde 2013, desenvolvo soluções que geram resultados, ajudam nossos clientes e aumentam a sua visibilidade na internet.