Reputacao do IP e do dominio

Como as tecnologias que tanto evoluíram fizeram progredir o marketing por e-mails (seguido de perto pelas estratégias), um fator importante tem sempre sido, e permanece sendo, um componente principal: a reputação do seu e-mail.



No fundo, a reputação do e-mail de uma marca é simplesmente como os provedores de serviço da internet, tais como o Google e Yahoo, clientes de e-mail como o Outlook e outros destinatários de e-mail percebem os e-mails que a sua empresa tem enviado. Múltiplos fatores ajudam a determinar esta importante referência, tais como:

•    Os seus e-mails oferecem valor para os seus clientes antigos e novos?
•    Os seus e-mails são constantemente identificados como spam?
•    Estará o seu endereço de envio de e-mails indo parar em alguma lista negra?

Os profissionais de marketing são hoje afortunados por possuir ferramentas como a Pontuação de Emissor do Padrão de Retorno, para ajudar e analisar a reputação de IP do e-mail da sua marca, e a Base do Emissor da Cisco, como uma fonte da reputação do domínio. Os criadores dessas ferramentas dividiram a reputação dos e-mails em duas importantes subcategorias, a reputação do IP e a do domínio. Cada uma é diferente da outra, mas ambas são igualmente importantes no esquema geral.

Reputação do IP


Dos dois, a reputação do IP é mais uma ciência. A avaliação da reputação de um IP examina se um e-mail originário do seu IP (uma fileira de números que é única e identifica o dispositivo que você usa para enviar e-mails) contém algum conteúdo negativo, que pareça ser um spam. Os fatores da reputação de métricas importantes são:

•    O número de rejeições
•    As armadilhas de spam
•    As queixas e as aberturas. 

O volume e a frequência de e-mails enviados do IP também desempenham um papel na determinação da reputação do seu IP. O primeiro passo para estabelecer a reputação de um IP é decidir que tipo de IP você quer usar: compartilhado ou dedicado. Um IP compartilhado é o que é usado por vários outras empresas ou emissores e um IP dedicado é o que pertence e é operado uma única empresa ou emissor. Veja mais informações aqui (em Inglês). Cada um fornece uma abordagem diferente no desenvolvimento da reputação do IP.

Reputação  do domínio

A reputação do domínio é uma nova tecnologia de avaliação. Se a reputação do IP é uma ciência, a reputação do domínio é uma arte (temperada por aspectos científicos). Ela leva em consideração não apenas o seu IP, como também o comportamento de envio do domínio anexo ao seu e-mail. Com o domínio do envio tomando um papel de liderança, a sua marca torna-se uma parte muito importante da sua reputação de envio. Se você trocar o IP, a reputação do domínio permanecerá a mesma, boa ou ruim, se o envio for do mesmo domínio.


Duas maneiras para ajudar os provedores de serviço na internet a perceberem a sua reputação como sendo mais confiável são implantar uma Estrutura de Política de Emissor (Sender Policy Framework - SPF), um sistema simples de fonte aberta para avaliação de e-mails e Os Principais Domínios de E-mail Identificados (DomainKeys Identified Mail - DKIM), que permite que uma empresa assuma a responsabilidade por uma mensagem que está em trânsito. Ambos ajudam a estabelecer identificadores para o seu domínio de envio.
Alguns fatores que afetam a sua reputação de envio

Os profissionais de marketing por e-mail também consideram medidas qualitativas que podem afetar a possibilidade de envio, tais como:

•    Conteúdo da política de privacidade da sua empresa
•    Confiabilidade de quaisquer links na sua mensagem de e-mail, inclusive nos cabeçalhos e nos rodapés
•    Valor geral do conteúdo oferecido na sua mensagem de e-mail

Manter a sua reputação de e-mail requer uma mistura estratégica de arte e ciência, mas, a meta final é sempre a mesma, ou seja, fazer o seu e-mail chegar na caixa de entrada. Tanto a reputação do IP como a do domínio desempenham papeis importantes para conseguir isto, e ambas devem ser levadas em consideração ao avaliar a possibilidade de entrega.

Boas práticas de negócio são um monitor constante e mantêm os padrões das reputações tanto do seu IP, como do seu domínio.

Fonte: Act-On Software

  • 1 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Como estacionar um domínio

Você pode configurar um nome de domínio que você possui, para apontar para outro nome de domínio....

Quais são os dns da M7Web?

Os dns da M7Web são   Master : ns1.m7web.com.br Slave 1: ns2.m7web.com.br

Como Desbloquear IP

1- Você deve logar em nossa área do cliente - http://www.m7web.com.br/cliente/clientarea.php2-...

Redirecionar Site para HTTPS (SSL)

Você poderá o seguinte código para realizar o redirecionamento para o https:// sendo assim, todos...